Nos dias de hoje a tecnologia altera o modo de pensar, sentir e agir do ser humano criando uma nova cultura caracterizada pela velocidade da informação e atualização. Passamos a ser mais um na sociedade do conhecimento, onde obter informação já não tem sido o problema principal, mas sim como geri-la.
Não podemos nos esquecer que o avanço tecnológico e científico nos dias atuais e muitas das informações necessárias aos diversos setores da sociedade estão fundamentados em dados quantitativos e qualitativos, onde os conhecimentos passam a ser essenciais no que diz respeito ao mundo do trabalho, tornando-se fator seletivo e discriminatório.
É preciso saber usar os recursos tecnológicos em prol da educação.
Você deverá argumentar sobre do uso da tecnologia na escola. Qual o uso adequado desses recursos na sala de aula? Em que eles podem facilitar, enriquecer e consolidar o acesso dos nossos alunos ao conhecimento?
5 comentários:
O uso da tecnologia na educação, deve ser guiado pelas necessidades dos alunos e, também dos professores, focado em abordagens teóricas sobre a natureza do conhecimento e do processo ensino-a
prendizagem.
A introdução das novas tecnologias da informação no contexto educacional significa um avanço para o cotidiano de professores e alunos se essa união não caracterizar somente tecnologia, mas comunhão com os objetivos pedagógicos, porque essas não foram introduzidas para solucionar problemas educacionais, mas socializar o conhecimento, democratizar o acessso à tecnologia e mudar a postura do professor e a transformação da prática pedagógica.
O uso da tecnologia na escola se faz necessário para que o aluno possa acompanhar as mudanças que são muito rápidas e assim poder proporcionar oportunidades inserindo-os em uma sociedade de informação, preparando-os para um futuro melhor com o auxilio do o das tecnologias educacionais .
Desta forma, a seleção das tecnologias educacionais ou a incorporação delas na prática de ensino não é uma ação desatrelada dos saberes docentes em torno de seus códigos e linguagens, de suas características e particularidades, de suas possibilidades e limitações precisando ser mais bem conhecidas pelos professores.
“A educação escolar deve preparar o indivíduo para desempenhar funções e lidar com as diversas situações numa sociedade cada vez mais competitiva e informatizada. As tecnologias da informação e comunicação, se bem utilizadas, podem proporcionar ótimos resultados pedagógicos.
Por isso, o nosso cotidiano vem sendo cada dia mais invadido pelos frutos dessa evolução (novos equipamentos eletrônicos, novas formas de comunicação, meios de transporte, etc), de maneira a modificar a forma de atuarmos, agirmos e nos relacionarmos com o mundo.”
‘ Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, da qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico.”(Lopes, 200?)
Maria Helia
Maria Helia disse...
O uso da tecnologia na escola se faz necessário para que o aluno possa acompanhar as mudanças que são muito rápidas e assim poder proporcionar oportunidades inserindo-os em uma sociedade de informação, preparando-os para um futuro melhor com o auxilio do o das tecnologias educacionais .
Desta forma, a seleção das tecnologias educacionais ou a incorporação delas na prática de ensino não é uma ação desatrelada dos saberes docentes em torno de seus códigos e linguagens, de suas características e particularidades, de suas possibilidades e limitações precisando ser mais bem conhecidas pelos professores.
“A educação escolar deve preparar o indivíduo para desempenhar funções e lidar com as diversas situações numa sociedade cada vez mais competitiva e informatizada. As tecnologias da informação e comunicação, se bem utilizadas, podem proporcionar ótimos resultados pedagógicos.
Por isso, o nosso cotidiano vem sendo cada dia mais invadido pelos frutos dessa evolução (novos equipamentos eletrônicos, novas formas de comunicação, meios de transporte, etc), de maneira a modificar a forma de atuarmos, agirmos e nos relacionarmos com o mundo.”
‘ Percebe-se que a maioria das escolas ignora essa tendência tecnológica, da qual fazemos parte; e em vez de levarem a Informática para toda a escola, colocam-na circunscrita em uma sala, presa em um horário fixo e sob a responsabilidade de um único professor. Cerceiam assim, todo o processo de desenvolvimento da escola como um todo e perdem a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico.”(Lopes, 200?)
Maria Helia
A importância das tecnologias na escola, quando devidamente utilizadas, funcionam como um apoio pedagógico na construção, ampliação e desenvolvimento da criatividade do aluno. Nós professores estamos vivenciando a interação da aprendizagem na era digital e constatando uma nova inteligência, que está sendo desenvolvida dentro de uma concepção digital. É importante que o professor seja um orientador dos alunos para uma pesquisa investigativa e crítica na busca de motivos pessoais e coletivos para solucionar problemas da sua comunidade. O enfoque da educação deixa de ser passivo e submisso para se tornar construtor de uma nova sociedade capaz de se comunicar de maneira mais solidária.
Regina Coele
Precisamos da tecnologia na escola porque essa ferramenta já faz parte do nosso contexto social, sabemos que ainda existem escolas precárias em tudo, mas a política educacional deverá urgente levar a tecnologia onde ainda é utopia, lá sim fará imensa diferença, "um mundo aos seus encontros" possibilitando ao aluno o aumento da auto estima e a diminuição do êxodo rural. Possibilidade de seres cultos e mais felizes.
Maria Helena
Postar um comentário